Instalação de energia solar em residência: Grupo Solar Solpac esclarece as principais dúvidas

By Fabiana bronks

Você sabia que a energia solar já é uma realidade em muitas residências pelo país? Graças a empresas como a Solpac Energia Solar — a maior fabricante de placas 465W do país — é possível produzir energia limpa e sustentável em seu imóvel, suprindo todo consumo de eletricidade da casa e reduzindo em até 95% os custos com a conta de luz. 

No entanto, apesar da popularização gradual dos sistemas de energia solar, é comum que muitos consumidores interessados levantem dúvidas acerca da instalação desse projeto. Por isso, o Grupo Solpac busca sempre esclarecer as dúvidas dos clientes e, para isso, conta com informações e conteúdos exclusivos em seus principais canais: 

Ainda assim, a empresa reuniu esclarecimentos para as dúvidas mais comuns quanto à instalação de energia solar em residência. Confira a seguir:

  1. Energia Solar vale a pena?

Uma das principais incógnitas levantadas pelos clientes da Solpac Digital é se vale a pena ou não investir nesse projeto. De acordo com a empresa, investir em uma opção de energia limpa, renovável e alternativa vale muito a pena e traz vantagens imediatas aos consumidores, como: instalação rápida, funcionamento silencioso, valorização do imóvel, redução na conta de luz, maior autossuficiência na produção de energia e sustentabilidade. 

  1. Como funciona a energia solar em casa?

A energia solar residencial funciona da seguinte maneira: os painéis solares instalados nos telhados do imóvel geram energia elétrica quando há presença de luz solar. Essa energia é levada até o inversor solar, responsável por converter a corrente elétrica de contínua para alternada, de modo que haja compatibilidade com a corrente da residência, possibilitando o funcionamento dos equipamentos e dispositivos da casa. 

  1. Existem riscos ao instalar energia solar?

Os riscos de instalar um sistema de energia solar em uma residência são os mesmos de realizar qualquer alteração no sistema elétrico da casa. Por isso, é fundamental contratar uma empresa responsável e segura como a Solpac Energia Solar, de modo a garantir a eficiência da instalação e bom funcionamento. Saiba mais em: http://www.gruposolpac.com.br/.

  1. A manutenção desse sistema é cara?

Segundo o Grupo Solar Solpac, a manutenção de um sistema de energia solar é relativamente baixa. Isso porque, há necessidade de substituição de algumas peças do inversor solar entre 05 e 10 anos, além da limpeza básica com água dos painéis a cada seis meses. Com essa manutenção básica, o sistema como um todo tende a durar mais de 25 anos. 

  1. É possível instalar um sistema de energia solar em um apartamento?

Para instalar um sistema de energia solar em apartamentos, são necessários alguns critérios básicos: espaço na cobertura ou laje/telhado da cobertura com grandeza suficiente. Em fachadas, há possibilidade de instalação, porém, demanda mais dinheiro e a produção de energia é menor. Ou seja, a depender do modelo arquitetônico do prédio, pode funcionar, porém, em apartamentos convencionais, não é possível. 

  1. Posso zerar a conta de luz ao instalar um sistema de energia solar?

Por fim, a Solpac Digital indica que tudo depende do tipo de sistema solar instalado. Com um sistema on-grid, é possível reduzir a conta de luz, mas é preciso pagar uma taxa mínima para ter a energia da distribuidora ligada à residência. No entanto, com um sistema de energia solar autônomo (com baterias), é possível ser totalmente dependente da rede de energia da região.
Agora, basta conferir os modelos, equipamentos e kits disponíveis na Solpac Loja Virtual (http://www.solpaclojavirtual.com.br/loja/) ou falar diretamente com a empresa através do telefone ou Whatsapp (19) 3604-2900.

Compartilhe Esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário