É fato que quem treina necessita de um pré-treino para auxiliar na execução dos exercícios, correto? É por isso que o amante de culinária Flavio Giusti traz uma receita exclusiva de pré-treino termogênico vegano para aqueles que não somente possuem uma rotina ativa de exercícios físicos, como também para aqueles que desejam experimentar um pouco dessa culinária, realizando, assim, a transição alimentar da forma correta e balanceada.
O que é pré-treino?
No âmbito da musculação, há duas definições para pré-treino. A primeira faz referência, basicamente, à alimentação ingerida antes do treino. Todavia, como explica o criador do VegetariRango, se quisermos definir de forma mais técnica, o pré-treino pode ser classificado como um suplemento, que deve ser consumido no momento anterior ao treino, para dar mais resistência e performance tanto física, quanto mental.
E porque termogênico?
Trata-se de um tipo de pré-treino que tem a finalidade de deixar o atleta mais disposto para a execução de exercícios. Assim, Flavio Giusti ressalta que os termogênicos são estimulantes que agem no sistema nervoso central, acelerando os batimentos cardíacos em decorrência do aumento do fluxo sanguíneo. Dessa forma, as pessoas utilizam esse suplemento para reduzir a fadiga e assim ter mais força e disposição.
E qual seria a diferença de um pré-treino vegano?
Caso você tenha dúvidas, a dieta vegana, voltada principalmente para hipertrofia (ganho de massa muscular), garante os mesmos resultados do que as não-veganas. Isso porque, como entende o criador do programa VegetariRango, a culinária vegana é muito versátil e pode ser facilmente adaptável, visto que você pode apostar em variedades de frutas, conjuntamente com pão integral, cereais, leite vegetais e afins.
Como ressalta Flavio Giusti, a composição das refeições pré-treino devem conter carboidratos de fácil absorção, para proporcionar, assim, um maior gasto de açúcares e gorduras durante o treino. Desse modo, como opção para os adeptos ao veganismo, temos como sugestão de pré-treino a tapioca, mandioca e banana, todavia, caso queira um pré-treino mais direcionado, no caso termogênico, no canal do empresário você vai encontrar!
Como seria esse suco pré-treino termogênico vegano?
Pode parecer estranho, mas para essa receita, você só vai utilizar dois ingredientes, que são acessíveis e fáceis de encontrar: beterraba e gengibre. Isso mesmo, como considera o criador do VegetariRango, esses dois alimentos possuem uma série de benefícios e auxiliam você durante o seu treino. Para conferir a receita na íntegra acesse o link do vídeo no canal do Youtube do ex-MasterChef: https://www.youtube.com/watch?v=qeA3OK5KjGE&t=13s.
Agora vamos entender um pouco dos benefícios desses dois ingredientes. Caso você não saiba, a beterraba previne doenças degenerativas, auxilia no emagrecimento, aumenta resistência e fortalece o sistema cardiovascular. Para Flavio Giusti, isso se deve ao fato de que esse alimento possui em sua composição vitaminas, cálcio, potássio e até mesmo antioxidantes e alguns componentes que reduzem o colesterol sanguíneo.
E quando voltada para atividades físicas, quais vantagens proporcionam aos praticantes? Quando nos referimos ao suco de beterraba, estamos falando de um alimento que atua como um excelente pré-treino. Na visão do criador do VegetariRango, esse suco auxilia na performance, no ganho de massa muscular e também na recuperação muscular após o exercício físico.
Mas quanto ao gengibre, como ele atua nesse âmbito? Muitos desconhecem, mas o gengibre pode ser usado como pré-treino pois auxilia na recuperação muscular e age na resistência excêntrica, ajudando também a reduzir a resposta inflamatória aos exercícios cardiorrespiratórios. Além disso, como ressalta Flavio Giusti, esse ingrediente pode controlar diabetes, melhorar a digestão e até mesmo combater infecções.
Como posso investir em receitas veganas?
Dessa forma, se você possui interesse em aprender outras receitas veganas, como doces e salgados, não deixe de seguir o amante de culinária no Instagram (@vegetarirango). Saiba, ainda, que o empresário é idealizador de cursos sobre culinária direcionados para a produção de queijos veganos, que também podem ser aliados na sua dieta para a musculação.