Márcio Alaor de Araújo acredita que ter o nome sujo é o medo de muitos brasileiros, principalmente porque vivemos numa sociedade extremamente consumista e que incentiva o consumismo, não é mesmo? Por isso, o empresário aconselha aqui algumas práticas para evitar que esse pesadelo se torne realidade em sua vida.
- Faça um planejamento financeiro
Se planeje financeiramente! Seja de forma digital ou da forma clássica, utilizando o papel: tenha anotado todas as suas entradas e todas as suas saídas, isso te ajudará a entender para onde seu dinheiro está indo e a como direcioná-lo da melhor maneira.
- Corte gastos
Márcio Alaor de Araújo explica que é extremamente necessário analisar seus gastos e cortar aquilo que não é importante de verdade. Por exemplo, para quê manter a assinatura da TV a cabo, que talvez você nem use muito, se já assina, também, a Netflix? Observe e corte tudo que for excessivo!
- Evite cartão de crédito
De duas, uma: ou você faz do cartão de crédito o seu melhor amigo, utilizando-o como um grande aliado nas finanças, ou você é descontrolado e sempre se aperta quando chega a fatura. Se você se encaixa mais na segunda opção, o conselho do empresário é que você corte os cartões que já tem e evite fazer outros. Essa pode ser uma arma contra você mesmo na hora de economizar, então, fique atento!
- Se atente a datas e prazos
Márcio Alaor de Araújo ainda tem as anotações como grandes aliadas para controlar as datas e prazos que precisa respeitar na hora das finanças. Afinal, este é um ponto importantíssimo na hora de evitar que seu nome fique sujo: não atrasar nenhuma conta. Dessa forma, dores de cabeça poderão ser evitadas.