Você certamente já deve ter usado o celular carregando, correto? Mas será que há riscos nisso? O empresário Sérgio Wilfrido Vasques Benitez explica que mesmo possuindo baixo risco, é importante evitar e se atentar aos aparelhos ditos “falsificados”. Assim, é importante validar que se o aparelho está em boa condições de uso e é original esse risco de choque é muito reduzido. Logo, se possui interesse ou curiosidade no assunto, leia o artigo até o final.
Seria contraditório se o carregador e o aparelho celular fossem levar em consideração os riscos atrelados à energia elétrica, não é mesmo? Sendo assim, é evidente que em caso de emergência o usuário pode sim fazer uso do celular carregando, uma vez que se o aparelho é original e possui bateria própria, a estrutura de carregando é nova e não permitirá que a segurança do usuário seja colocada em risco.
Entretanto, como explica o empresário Sérgio Wilfrido Vasques Benitez, o problema está presente quando o sistema de carregamento falha, e por exemplo, o usuário opta por comprar um carregador falso por conta do alto custo do original. Por ser um produto de origem duvidosa e falsificado, não se tem certeza se o sistema de carregamento irá condizer e ser compatível com o aparelho celular usado.
Então, posso usar carregando?
Se o seu carregador não é original, o ideal é não utilizá-lo quando estiver ligado na tomada, isso porque não se sabe os riscos nem referente ao choque nem à explosão. Portanto, se perceber qualquer falha no sistema de carregamento do seu celular, e se ainda, optar por usar produtos falsificados, o ideal é que você não faça uso do aparelho com ele carregando, conforme indicado por especialistas da área elétrica.
Sabemos que o uso recorrente do celular, atualmente, é principalmente entre jovens, faz com que o uso do carregador seja mais recorrente, diversas vezes ao dia. Mesmo assim, como menciona o empresário Sérgio Wilfrido Vasques Benitez, mesmo que carregar frequentemente seja algo comum entre a população do mundo todo, os acidentes são raros, porém acontecem — fazendo com que as pessoas fiquem atentas a esse risco existente.
Como estipulado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), ainda no primeiro semestre de 2021 foram registradas 10 ocorrências de choque elétrico com uso do aparelho celular no ato de carregamento. Dentre essas ocorrências, 6 pessoas foram levadas a óbito, sendo válido ressaltar que também houve 3 casos de incêndio por conta da sobrecarga dos aparelhos.
Agora que sabe disso, vai pensar bem antes de usar seu aparelho carregando, certo? Saiba ainda, como cita o empresário Sérgio Wilfrido Vasques Benitez, que os carregadores, especificamente os originais, possuem um transformador na sua composição. que permitir que a corrente alternada de 110, 127 ou 220 volts, seja transformada para a corrente contínua (5 a 9 volts), com tensão relativamente muito baixa para atribuir um choque elétrico.