De acordo com a empresária Cláudia Angélica Martinez, cada vez mais as mulheres têm deixado seus empregos formais, ou o papel de dona de casa para se aventurarem no mundo do empreendedorismo. Mas, você sabe o que é empreendedorismo feminino e quais são os seus principais desafios em nosso país? Para saber mais e tirar suas dúvidas, continue lendo este artigo!
Mas afinal, o que é o empreendedorismo feminino?
Sem delongas, Cláudia Martinez explica que o empreendedorismo feminino nada mais é do que, quando mulheres se colocam como protagonistas de seu próprio negócio. Sendo assim, elas podem ser idealizadoras, ou atuarem em cargos de liderança, por exemplo. Em outras palavras, o empreendedorismo feminino é onde as mulheres tomam as rédeas e são responsáveis pelas decisões estratégicas.
Ainda nesse sentido, Cláudia Angélica Martinez conta que esse é um movimento de suma importância em nossa sociedade. Isso porque, a representatividade de ter mulheres ocupando cargos altos, faz toda a diferença e inspira outras mulheres a adentrar nesse mundo, por se sentirem capazes de ocupar posições de liderança, acreditando ainda mais em seus potenciais.
O empreendedorismo feminino no Brasil
Quando falamos de empreendedorismo no Brasil, Cláudia Martinez nos explica que existe um movimento bastante significativo, e que está crescendo todos os dias, principalmente depois da pandemia da Covid-19. Sendo assim, de acordo com dados do SEBRAE, 10,1 milhões dos empreendimentos brasileiros são liderados por mulheres.
Os desafios do empreendedorismo feminino
Cláudia Angélica Martinez nos explica que, de maneira geral, ser um empreendedor não é uma tarefa fácil. Afinal, você está apostando em uma ideia que pode ser um sucesso, bem como pode ser um fracasso. Por isso, para ser um empreendedor é necessário ter coragem, persistência e muita força para não desanimar na primeira queda e continuar aperfeiçoando sua ideia.
Porém, quando falamos de um grupo que teve seus direitos reconhecidos recentemente, o desafio se torna ainda maior. Pois, segundo Cláudia Martinez, ainda vivemos em uma sociedade bastante machista, que procura desqualificar a mulher e impedir que ela chegue a cargos que, tradicionalmente, são ocupados por pessoas do sexo masculino e que se recusam a abrir espaço para as mulheres.
Seja uma empreendedora
Existem desafios a serem enfrentados? Sim, de fato. Entretanto, Cláudia Angélica Martinez incentiva que mais mulheres ocupem esse espaço no mercado, pois a mudança não será apenas em sua vida pessoal, mas em toda a sociedade. É de suma importância que cada vez mais mulheres estejam em cargos de evidência para que possamos inspirar as próximas gerações e orgulharmos as gerações passadas.