Universo gamer: Lorenzo Cataldi explica as tendências para esse ramo

By Fabiana bronks

Você sabe como funciona o universo gamer? Conhece suas principais tendências? Para o empresário mirim Lorenzo Cataldi, esse mundo compreende tantos lives, como o popular “e-sports”, e quando falamos do Brasil, estamos nos referindo a um país que se encontra na quinta posição no mercado consumidor mundial de jogos eletrônicos. Pensando nisso e na importância de compreender as tendências para esse setor, fizemos esse artigo para que você se inteire do assunto!

Como surgiu o universo gamer?

De imediato, vamos entender como surgiram os primeiros jogos eletrônicos. Caso você não saiba, o primeiro game foi feito em 1952: uma versão do jogo da velha feita pelo britânico Alexander Douglas, desenvolvida para o primeiro computador que armazenava programas eletrônicos. Já em 1958, foi criado Tennis for Two’, pelo físico William Higinbotham. O empresário mirim Lorenzo Cataldi explica que esse game simula um simples jogo de tênis, sendo processado em computador analógico.

Como entende o criador da BNA E-SPORTS, o primeiro avanço no ramo ocorreu em 1966, com o engenheiro eletrônico Ralph Baer, alemão que na época da Segunda Guerra Mundial estava refugiado nos Estados Unidos. Conhecido como o pai dos consoles de games, foi ele o responsável por criar um equipamento que processasse esse tipo de jogo, mediante uso da televisão.

E atualmente, como funciona esse universo gamer?

Com o advento da internet e com a expansão do mundo digital, o universo gamer vem sendo assolado por uma série de oportunidades de desenvolvimento, fazendo do setor um ramo propício para investimentos. Como explica Lorenzo Cataldi, a concentração de ganhos desse universo não está nas plataformas como Nintendo ou Sony e sim nos publishers, isto é, o marketing e divulgação são os responsáveis por esse crescimento na área.

E o que podemos falar dos jogos virtuais?  

Para o criador da BNA E-SPORTS, esse tipo de produto é direcionado tanto para hobby quanto para fonte de renda ao redor do mundo — mediante os campeonatos, com times que disputam por prêmios. Como mencionado anteriormente, a nova modalidade do esporte (E-sports), está em alto crescimento e vem fazendo dos gamers, profissionais que realizam competições em diversos níveis.

Quais as tendências para o ramo?

Quando falamos das tendências do universo gamer, é fato que estão atreladas a tecnologia. Com a pandemia, o e-commerce se tornou um meio de comercialização muito usual, fazendo com que as lojas virtuais se tornassem mais visadas pelo público. Com isso, Lorenzo Cataldi considera que o investimento na venda de games por plataformas cresceu em demasia, trazendo maior expansão ao segmento.

Dessa forma, podemos dizer que o mercado digital tende a andar integrado com o mercado de jogos eletrônicos, fazendo do comércio de games um ramo lucrativo. Ademais, vale citar no advento do metaverso, que mesmo não sendo lançado em sua completude já vem deixando marcas de uma nova era, que irá permitir uma interação mais realista dos internautas, por meio de avatares, integrando a realidade aumentada, realidade virtual e a internet. Percebe como o universo gamer se mostra muito tendencioso?

Compartilhe Esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário