É fato que a tecnologia vem auxiliando diversos setores da sociedade, mas você sabia que ela também pode ser aliada na gestão de negócios? Para o empresário Mailon de Lara Vaz, é importante investir com assiduidade nas ferramentas tecnológicas, pois é papel das pequenas e grandes empresas estarem inseridas nas novas modernizações. Sendo assim, fizemos este artigo para que você entenda melhor como certas tecnologias podem ser cruciais para uma boa gestão de negócios.
Sabemos que a tecnologia sempre se mostrou fundamental para o desenvolvimento do empreendedorismo. Na visão do CEO do Grupo 1One, com o advento da internet, muitas possibilidades e oportunidades foram proporcionadas aos empresários, que passaram a ver na tecnologia uma chance de se diferenciar perante a concorrência. Sendo assim, confira abaixo algumas tecnologias a serem empregadas na gestão dos negócios:
IoT (Internet das coisas)
Você certamente já ouviu falar sobre essa tecnologia, que cria uma maior conexão entre a web, dispositivos, redes e objetivos, não é mesmo? Mas, como ferramenta de gestão de negócios, Mailon de Lara Vaz entende que a IoT pode impulsionar diversos dispositivos e tornar ainda mais prático e otimizado os sistemas de análise de dados empresariais, fazendo, por exemplo, com que haja um maior controle nas organizações.
Inteligência artificial
Quando falamos da inteligência artificial, pode-se dizer que ela é aplicada para tornar os processos mais eficientes, tornando-os mais rápidos. Para a gestão dos negócios, o empresário entende que essa tecnologia pode agregar muito valor no atendimento aos clientes, uma vez que possibilita uma experiência mais realista aos consumidores. Como exemplo, vale citar os chatbots, que geram melhores resultados após estabelecerem um filtro na comunicação.
Computação em nuvem
Já a computação em nuvem permite a entrega de serviços e o gerenciamento de negócios de forma totalmente virtual, pela internet. Com isso, Mailon de Lara Vaz considera que os softwares passam a ser otimizados, pois a computação em nuvem se torna essencial para o seu bom funcionamento. Assim, é importante sabermos também que essa tecnologia pode ser continuamente melhorada e atualizada para atender as necessidades das empresas.
Big Data
O Big Data pode ser facilmente integrado para a gestão de negócios direcionada para um bom relacionamento com o cliente. Isso porque, os dados dos consumidores serão armazenados por uma tecnologia de ponta, que garante também a segurança dessas informações. Sendo assim, como todo o material disponível de forma online, é agrupado na tecnologia do Big Data e direcionado para o marketing, por exemplo, com o fito de trazer mais fidelização de clientes.
Beacons
Por fim, existem os Beacons, não tão populares, mas já usados com frequência pelas corporações. Trata-se de uma evolução do bluetooth e, assim como explica Mailon de Lara Vaz, foi desenvolvido na década de 90 com a finalidade de conectar dispositivos sem a necessidade de fio. Como contribuição dessa tecnologia, podemos citar a precisão em localizar um cliente, direcionando uma mensagem personalizada, por exemplo, o que propicia a humanização do serviço e garante a atração dos consumidores.