A alimentação vegana tem se tornado cada vez mais comum na sociedade, não é mesmo? No parecer de Flavio Giusti, escritor de culinária e idealizador do VegetariRango — primeiro programa de culinária vegana do Brasil — isso se dá por diversos fatores, dentre eles: a preocupação ambiental, a necessidade de alimentar-se de maneira mais saudável ou, simplesmente, pela preocupação com os cuidados aos animais.
Independente de qual seja o motivo, o veganismo tem crescido consideravelmente, sendo fruto de uma luta de diversas pessoas que, assim como o ex-MasterChef Flavio Giusti, tem incentivado e auxiliado muitos a realizarem essa transição alimentar. E com novos adeptos diariamente, a dieta livre de produtos de origem animal levanta uma série de mitos equivocados sobre o movimento.
Assim, em busca de desmistificar as ideias erradas que muitos podem ter sobre o veganismo, confira, a seguir, alguns mitos que foram popularizados e que, definitivamente, não são uma verdade:
- Os alimentos veganos são ruins e sem gosto
Há quem acredite que a culinária vegana é composta por alimentos insossos e ruins. Contudo, o amante de culinária Flavio Giusti ensina em seu canal do Youtube, livros e cursos de culinária exatamente o oposto: a culinária vegana tem diversas receitas saborosas feitas com alimentos diversificados. Assim, é possível ter uma dieta variável e deliciosa, mesmo sem comer alimentos de origem animal.
- Veganos comente apenas alimentos derivados da soja
Por mais que o consumo de soja seja permitido na dieta vegana, é preciso mais do que esse grão para manter uma alimentação equilibrada e, para isso, a dieta conta com muito mais alimentos do que somente a soja. De acordo com Flavio Giusti, a alimentação é pautada em frutas, vegetais, derivados de castanha de caju, amêndoas, coco, leguminosas e demais grãos.
- Apresentam pouca demanda
Diferente do que muitos pensam, o mercado de produtos veganos têm uma alta demanda, parte é por conta do público vegano que, como dito anteriormente, cresceu significativamente. Contudo, os alimentos desse segmento são consumidos também por pessoas que possuem restrições alimentares ou que buscam hábitos mais saudáveis. Dessa forma, a presença desses produtos tem crescido fortemente.
- Os alimentos são difíceis de serem encontrados ou preparados
Na visão do fundador do VegetariRango, Flavio Giusti, esse era um dos mitos mais sustentados até tempos atrás. Ainda assim, não é verdade. Os alimentos veganos são cada vez mais presentes em redes locais de mercados, sendo também facilmente encontrados na internet. Já com relação ao preparo, muitos veganos como o ex-MasterChef ensinam diferentes receitas que não são difíceis ou levam ingredientes mirabolantes para serem preparados.
- A dieta vegana não apresenta os nutrientes necessários
Por fim, outro mito popularmente disseminado é que a dieta vegana não comporta a quantidade necessária de nutrientes, tal como as dietas que envolvem alimentos de origem animal. Para Flavio Giusti, a alimentação vegana reúne tantos nutrientes quanto às demais, isso porque seus alimentos são ricos em minerais, proteínas, vitaminas, cálcio e que, ainda por cima, são livres de gorduras saturadas presentes nos alimentos de origem animal.