Vinho de rolha ou screw cap?

By Fabiana bronks

Marco Antônio Carbonari acredita que muitas pessoas, na hora de comprar um vinho, acabam eliminando aqueles que possuem vedação screw cap, isto é, vedação com tampas rosqueáveis, por acharem que as mesmas são inferiores. No entanto, o empresário explica que essa opção não necessariamente é ruim, e que, na verdade, há uma preferência comum pelas rolhas devido ao fato de as mesmas serem mais tradicionais.

Vedação screw cap

No Brasil, muita gente não sabe, mas essa opção de lacre oferece uma vedação muito mais eficiente, se comparada a vedação com rolha de cortiça. Isso porque essa opção proporciona que o vinho tenha um menor risco de contaminação e garante o frescor da bebida.

Além disso, explica Marco Antônio Carbonari, a vedação screw cap ainda é vista como uma opção que traz menos qualidade ao vinho, no entanto, principalmente para os vinhos brancos e rosés, jovens, de corpo médios e leves, o screw cap é a melhor opção, pois além de conservar todos os aromas, é prático.

Vedação com rolha de cortiça

Ao contrário da vedação screw cap, a utilização da rolha para esse fim só é mais conhecida e apreciada graças à sua tradicionalidade, afinal, há décadas é produzido, no Brasil, vinhos com esse tipo de vedação. No entanto, não é bem assim que funcionam as coisas, de acordo com o empresário.

Por fim, Marco Antônio Carbonari explica que muita gente não sabe, mas cerca de 4% dos vinhos produzidos no mundo, vedados com rolhas de cortiça, podem ser contaminados, graças ao TCA que afeta a cortiça. Essa contaminação implica em cheiro e sabor de mofo da garrafa inteira, e pode causar a chamada doença da rolha.

Compartilhe Esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário