E se disséssemos que as plantas e ervas são melhores do que os remédios controlados, você acreditaria? Conforme explica Aldilene Francisca de Moraes, as plantas possuem variados benefícios para a saúde do ser humano, seja através da utilização em alimentos e sucos, como também o seu consumo como calmante e analgésico, você não concorda? Porém, não é sobre isso que iremos tratar neste artigo!
Diferente dos outros conteúdos acerca dos benefícios da ingestão de ervas, aqui, você compreenderá como a criação de plantas pode ser o remédio necessário para aqueles que sofrem de depressão e ansiedade. Ficou curioso? Se for o caso, vale a pena ler o texto até o final, e compreender o que alguns estudiosos do Reino Unido descobriram acerca do poder das plantas. Vamos lá?
O mal do século: sintomas de depressão e ansiedade
Antes de qualquer coisa, vamos comentar um pouco sobre as doenças consideradas o mal do século: a depressão e a ansiedade. Como bem sabemos, essa questão já não é restrita apenas às pessoas que passam por problemas de luto ou por uma vida corrida, tampouco atinge uma idade fixa de indivíduos. Conforme comenta Aldilene Francisca de Moraes, para dizer a verdade, muitas pessoas estão sujeitas a desenvolverem depressão e problemas de aflição.
E segundo alguns estudiosos, a principal causa da aceleração do problema ocorre por causa da quantidade de informações que todos nós, seres humanos, estamos sujeitos a receber todos os dias, principalmente, após o crescimento da tecnologia, das trocas de informações, e da necessidade de conhecer sobre tudo a todo momento. E há alguns anos, pesquisadores tentam descobrir métodos eficazes para evitar esse tipo de doença mental.
Como a prática da jardinagem entra como agente terapêutico
Inesperadamente, alguns especialistas no assunto descobriram que as plantas são fortes contribuintes com esse tipo de problema, contudo, diferente do que você está pensando, não estamos falando do consumo de ervas propriamente dito. Conforme explica Aldilene Francisca de Moraes, na verdade, as plantas podem entrar como agente benéfico através do ato de cuidar, plantar, e podar as folhas, isto é, através da técnica de jardinagem. Mas como isso seria possível?
Ora, após pesquisadores do Reino Unido perceberem que o cérebro humano consegue se desenvolver melhor com técnicas que demandam maior paciência, e que ao mesmo tempo recebem hormônios de prazer e tranquilidade, notou-se que é justamente esse o hábito mais plausível para evitar doenças mentais. Inclusive, como bem sabemos, essa prática oferece uma retirada do ócio de qualquer indivíduo, não é?
Invista nesse hábito o mais rápido possível
Bom, como você pôde perceber, cuidar das plantas pode ser uma ótima estratégia para manter a sua mente ocupada, e evitar problemas sérios, por isso, conforme pontua Aldilene Francisca de Moraes, vale muito a pena colocar essa ação como o seu próximo hábito, e aproveitar para criar um lindo jardim na sua casa. E para finalizar, deixaremos espécies de plantas muito bonitas, e que valem a pena serem investidas como opção inicial:
- Azaléia;
- Suculenta;
- Brinco-de-princesa;
- Begônias-cera.
Gostou de alguma delas? Então, não deixe de ir a uma floricultura hoje mesmo e garantir mudinhas!