A importância de reaproveitar alimentos e não jogá-los no lixo

By Fabiana bronks

Pode parecer estranho, mas você sabia que é possível reaproveitar alimentos ao invés de jogá-los no lixo? Sergio Wilfrido Vasques Benitez, empresário e exímio cozinheiro, esclarece que, mesmo que você ainda não esteja habituado, é possível aproveitar partes do alimento que comumente seriam desperdiçadas e descartadas durante o preparo convencional.

Quer saber como reaproveitar alimentos? Então, continue acompanhando este artigo!

De acordo com o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, partes comumente descartadas de frutas e hortaliças, como cascas, talos e ramos, possuem até 11 vezes mais nutrientes do que a polpa. Isso indica que o aproveitamento dessas partes dos alimentos enriquece o valor nutricional e contribui para uma alimentação mais saudável e adequada. 

Uma pesquisa recente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) observou 19 alimentos distintos e obteve resultados surpreendentes com relação ao aproveitamento de partes não convencionais. Por exemplo, a casca da cenoura (100 gramas) possui quatro vezes mais proteína vegetal; quantidade maior de ferro e três vezes mais vitamina C do que sua polpa. 

O cozinheiro de mão cheia Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que outra observação destacada pelo estudo está na quantidade de fibras encontradas nas partes usualmente descartadas. Talos e sementes, por exemplo, são ricos nessa substância essencial ao bom funcionamento do trato intestinal. 

Mas, afinal, como fazer o reaproveitamento desses alimentos?

Realizar uma mudança de hábito e incorporar ao preparo dos alimentos o que antes seria considerado “sobra” pode não parecer simples, mas, na prática, a mudança é significativa e apresenta diferença considerável. O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez indica algumas modificações que podem ser realizadas: 

Os talos podem ser usados picados ou triturados em massas de bolos e pães; as folhas de couve-flor, rabanete, mostarda, abóbora e batata-doce podem ser refogadas e consumidas como acompanhamento de algum outro prato, enquanto as da cenoura e beterraba podem ser consumidas cruas na salada; já as cascas das frutas podem virar geleias, vitaminas e serem incorporadas em sucos. Durante a cocção, vitaminas e minerais presentes nesses alimentos passam para a água, e este caldo, por sua vez, pode ser utilizado para o preparo de sopas, tempero do feijão, cozimento do arroz, etc.

Para aproveitar o uso integral dos alimentos é preciso, portanto, atentar-se ao preparo dos pratos. E essas dicas não são apenas do amante de culinária Sergio Wilfrido Vasques Benitez, o próprio MInistério da Saúde reforça a importância de reaproveitar ao máximo frutas, verduras e legumes para compor uma alimentação saudável. Além disso, aproveitar partes que iriam para o lixo não é somente uma forma de cuidar da alimentação, como também uma maneira de economizar e ter atitudes sustentáveis.

Compartilhe Esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário