Para Valdir Piran, empresário e investidor imobiliário, ser corretor de imóveis nem sempre é fácil. Pelo contrário, é uma tarefa difícil quando se trata de lidar com perfis de clientes complicados, que nem sempre se satisfazem com o que é apresentado a eles ou que, ainda, vêem problema em tudo. Pois é, esse perfil existe em todo tipo de negócio, mas lidar com ele não é impossível! Portanto, se você quer aprender como, confira as dicas a seguir.
Não rotule seus clientes
A primeira dica importante para lidar com clientes considerados difíceis é não rotulá-los. Em outras palavras, ainda que, logo de cara, ele possua características que o coloque nessa caixinha, enxergue-o de outra forma, isto é, como um cliente reativo e crítico. Diferentes do que muitas pessoas pensam, essas são qualidades verdadeiras de quem só busca pelo melhor a si mesmo, logo, lidar com gente assim trata-se apenas de uma adaptação.
Não leve para o lado pessoal
Clientes críticos e reativos tendem a questionar tudo, isso não é novidade! Por essa razão, o presidente do Grupo Piran, Valdir Piran, entende que não é necessário levar cada atitude do mesmo para o lado pessoal. Pelo contrário, filtre suas emoções e entenda que a insatisfação do seu cliente não tem a ver com você e sim com aquilo que ele deseja consumir/adquirir.
Seja um vendedor humanizado
O erro de muitos corretores de imóveis é focar somente na venda, no entanto, para Valdir Piran, isso deve ser mudado o mais rápido possível! Você precisa focar na solução e não, somente, na sua venda. Em outras palavras, seja objetivo ao apresentar um imóvel, isto é, faça o cliente encará-lo como a realização de um sonho e não como um problema!
Prometa somente aquilo que pode cumprir
Não é raro que alguns clientes desejem por algo que eles não podem pagar, assim como não é raro que muitos deles esperem pelo imóveis dos sonhos, aqueles que só se consegue com a construção de uma propriedade a partir do zero. Por essa razão, Valdir Piran entende que é importante ser racional e prometer ao cliente, dentre os seus desejos, apenas aquilo que seja possível oferecer na sua cartela de imóveis.
Tenha um networking amplo
Além disso, ter uma boa lista de parceiros também é importante na hora de lidar com clientes difíceis. Isso porque, ao se deparar com uma venda a ser difícil de realizar a uma determinada pessoa, você poderá identificar seus interesses e indicar a ela um parceiro que ofereça soluções mais adequadas ao seu perfil. O mesmo ocorre do outro lado, pelo menos idealmente falando.
Não à toa, para o empresário Valdir Piran, ter um networking amplo é a chave e o segredo de sucesso nesse caso. Para construí-lo, lembre-se de ir a eventos de corretagem de imóveis e interagir por meio da internet e redes sociais. Acredite: isso fará toda diferença no dia-a-dia de trabalho!