Você sabe qual a importância da Cultura Organizacional para a sua empresa?

By Fabiana bronks

Devido a alta competitividade do mercado, adotar estratégias que auxiliem na ampliação de sua empresa e na conquista de espaço, em meio ao mercado, é fundamental. Dessa maneira, Marcio Alaor de Araújo, empresário e especialista financeiro, comenta sobre um ponto estratégico essencial que as empresas devem adotar: a Cultura Organizacional. 

A Cultura Organizacional é um conceito que define o modo como a empresa irá conduzir seus negócios e como ela trata seus parceiros e clientes. Marcio Alaor de Araújo explica que esse modelo é baseado em políticas, práticas e comportamentos que refletem a cultura da companhia. 

A Cultura Organizacional de uma empresa é formulada a partir da junção de princípios comuns, tais como: crenças, valores organizacionais, costumes e ritos realizados pela empresa. Marcio Alaor de Araújo esclarece que, nesse sentido, a maior dificuldade está em estabelecer esses valores fora do papel e aplicá-los no cotidiano dos negócios. 

Ela é fundamental para guiar as decisões e caminhos possíveis de serem trilhados no futuro da empresa, isso porque, se trata de um reflexo da moral e ética praticadas de acordo com os princípios dos negócios. Além disso, Marcio Alaor de Araújo ressalta que ela é essencial para o desenvolvimento do capital humano, ou seja, para alinhar a cultura empresarial com as expectativas, prestações de serviços e comportamentos éticos e morais de seus colaboradores.

O resultado, segundo Marcio Alaor de Araújo, de inserir a Cultura Organizacional na sua empresa é um ambiente mais saudável, com colaboradores engajados de acordo com as metas da empresa, pois seus objetivos estarão alinhados com as buscas do negócio, de um modo a se tornarem mais produtivos e focados em um crescimento conjunto que beneficie não somente a empresa, mas enriqueça culturalmente os caminhos daqueles que participam dela. 

Compartilhe Esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário