Segundo dados coletados pelo GEM, o Brasil está na sétima posição entre os países com maior quantidade de mulheres empreendedoras. O empresário Márcio Alaor de Araujo afirma que esse número tende a crescer cada vez mais. E pensando nisso, ele selecionou algumas tendências que no ano de 2022 podem ser implementadas nos negócios das empreendedoras brasileiras. Confira quais são:
Negócios híbridos
A pandemia mundial acabou fazendo com que o mundo voltasse os olhares ainda mais para as possibilidades no mundo digital. No entanto, para grande parte das pessoas esse processo não aconteceu de forma espontânea, simplesmente era a única opção. Dito isso, os negócios híbridos estão sendo o foco para o futuro do empreendedorismo, mesclando a comodidade de casa com os benefícios presenciais.
Cashback
Durante a pandemia o cashback se popularizou, mostrando-se uma estratégia muito benéfica para auxiliar tanto na captura como na fidelização dos clientes, comenta Márcio Alaor de Araujo. Isso porque com o cashback, o cliente sempre terá um crédito na empresa para ser utilizado. Diante disso, muitas empresas estão implementando o cashback como uma grande vantagem.
Receita recorrente
Nesses últimos anos ficou ainda mais claro que o segredo para manter um negócio funcionando de maneira saudável é uma gestão financeira eficiente. Sendo assim, nesse último ano as empresas têm buscado por métodos que vão gerar uma receita mais recorrente e um faturamento que seja mais estável. Um modelo de negócio que está em alta são as assinaturas de acessórios, calçados, comida e outros itens, que tem sobretudo as mulheres como clientes.
Infoprodutos
Dentre as alternativas para garantir uma renda sem sair de casa, os infoprodutos estão se destacando cada vez mais no mercado, explica Márcio Alaor de Araujo. Uma grande vantagem é que eles se aplicam a qualquer tipo de segmento, fazendo com que seu público-alvo seja bem vasto. Os ebooks são o tipo de infoproduto mais adquirido seguido pelos podcasts, webinars e outros.
Meios de pagamento
A pandemia mundial favoreceu também a modernização dos meios de pagamento. O Pix está tomando o lugar dos cartões e do TED, sendo uma grande aposta para que os empreendedores possam aderir, facilitando as relações com os clientes. Esperamos que as dicas de Márcio Alaor de Araujo possam te ajudar a implementar essas tendências no seu negócio, fortalecendo cada vez mais as empresas de mulheres empreendedoras.