O objetivo do MEI é fazer com que pequenos empreendedores e profissionais autônomos saiam da informalidade. O empresário Marco Antonio Carbonari veio trazer algumas informações e esclarecer algumas dúvidas acerca desse assunto. Se você ainda não sabe muito sobre o MEI confira abaixo.
O que é?
A sigla vem de Microempreendedor Individual, é um modelo empresarial simplificado que foi instituído pela lei em dezembro de 2008. Foi desenvolvido pensando na regularização do trabalho de pessoas autônomas e que não possuem sócios. O Brasil possui mais de 11 milhões de MEIs atuantes.
Existem requisitos para a abertura de MEI, aponta Marco Antonio Carbonari. O valor limite de faturamento é de R$81 mil por ano. Referente ao número de funcionários é permitido apenas um colaborador, que deve receber no mínimo um salário mínimo. Veja se você atende a essas exigências.
E existem outros requisitos mais específicos, são eles: não possui empresa aberta em seu nome e nem sócios na empresa que está sendo aberta. Além disso, não é permitido participar de outros negócios, seja como sócio ou administrador. A sua área de atuação também é levada em consideração.
Quais áreas de atuação são permitidas?
Marco Antonio Carbonari afirma que há centenas de possibilidades, mas entre elas estão: vendedores, manicures, cabeleireiros, lanchonetes, atividades de estética, comércio varejista de vestuário e acessórios, manutenção e instalação elétrica, entre outras. Há uma tabela que lista as atividades permitidas, consulte-a.
Por meio das informações fornecidas pelo empresário Marco Antonio Carbonari, você já tem uma noção se o MEI se encaixa nas suas necessidades. Busque informações mais detalhadas e ajuda profissional a fim de ficar por dentro do MEI e dar início a sua empresa.